Vamos falar da diferença entre as palavras tempo e clima. Há um post no Meteorópole sobre esse assunto e é um dos mais acessados.
Muitos acham que essas palavras são sinônimas, mas são completamente diferentes. Eu já vi diversos meios de comunicação realizando confusões entre esses dois termos. Há um telejornal que inclusive chama a seção de previsão do tempo de “Nosso Clima” e quem ainda não sabe a diferença logo vai entender que esse nome está errado.
Se você sair de sua casa agora e olhar para o céu, com certeza pode descrevê-lo. Você vai poder contar se está nublado ou não. Vai poder dizer se há muitas ou poucas nuvens no céu. Vai também notar se precisa ou não usar uma blusa. Se precisa ou não de um guarda-chuva. Se tiver consigo um termômetro, vai poder inclusive me dizer a temperatura do instante atual.
E tudo o que você descrever nesse intante é o tempo. São as condições meteorológicas desse momento. E nós meteorologistas também fazemos a previsão do tempo: que são as condições meteorológicas de um determinado dia em um determinado lugar, como para a praia no próximo fim de semana =).
Agora vamos supor que você conhece um novo amigo. E ele é canadense. Seu amigo pretende conhecer o Brasil. Vamos supor que ele pretenda conhecer Ubatuba. Ele então pergunta para você como é o clima na cidade, pois ele quer saber qual a melhor época do ano para programar uma viagem. O que você vai responder para ele? Provavelmente vai dizer que chove mais entre Setembro e Março. E que entre Dezembro e Fevereiro as temperaturas estão mais elevadas. Talvez você diga que o mês de agosto, apesar de ter temperaturas mais baixas, é um mês seco. Essas informações que você está passando para o amigo canadense são a descrição do clima da região. Podemos descrever o clima de uma região se morarmos muito tempo nela. Depois de ver o que acontece ao longo de muitos anos, é possível dizer qual é a época mais fria/quente ou seca/chuvosa. Também é possível fazer essa descrição se uma estação meteorológica estiver em operação no local por pelo menos 30 anos. Ao longo desse período, é possível fazer médias que vão descrever o clima do local.
![Temperatura média mensal (linha vermelha) e precipitação média mensal (barras azuis) usando dados da Estação Meteorológica do IAG-USP, localizada na Zona Sul de São Paulo-SP. Essa estação opera desde 1933 e essas médias foram calculadas usando dados de 1933 até 2012. Esses dados ajudam a descrever o clima da cidade de São Paulo.](http://jornaldeservicos.com.br/estacao/wp-content/uploads/sites/16/2014/05/climo_iag-300x187.png)
Temperatura média mensal (linha vermelha) e precipitação média mensal (barras azuis) usando dados da Estação Meteorológica do IAG-USP, localizada na Zona Sul de São Paulo-SP. Essa estação opera desde 1933 e essas médias foram calculadas usando dados de 1933 até 2012. Esses dados ajudam a descrever o clima da cidade de São Paulo. Fonte: IAG/USP.
Perceberam que o nome “Nosso Clima” para uma seção do telejornal dedicada a previsão do tempo não faz sentido? Nessa seção fala-se da previsão do tempo, das condições meteorológicas.
Se estivermos falando do clima, falamos em médias a longo prazo. Falamos das condições climáticas da região. Também é possível fazer previsões climáticas. São as previsões que dizem como será o próximo verão ou como será daqui 50 anos. Essas previsões de longo prazo são geralmente divulgadas pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), para alertar a população e os tomadores de decisão sobre os efeitos das mudanças climáticas.
Espero que esse post auxilie jornalistas na elaboração de textos de divulgação da Meteorologia. A confusão entre os dois termos é bastante comum e aqui no Estação Meteorológica pretendo também auxiliar os profissionais de comunicação.
Um excelente final de semana para todos (consultem a previsão do tempo).